21. fevereiro 2025

Conheça as Praias Limpas de SP e Fuja da Virose - Carvericks
Praias

Conheça as Praias de SP Próprias para Banho, e Fuja da Virose.
Praias
O último levantamento revelou que 21,7% das praias estão impróprias para banho. O próximo relatório será disponibilizado no dia 13.

Recentemente, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que 137 praias no litoral paulista estão com bandeira verde, indicando que a água é própria para banho. Contudo, 38 praias estão com bandeira vermelha e devem ser evitadas, especialmente nestes primeiros finais de semana de 2025.

Os dados foram divulgados na quinta-feira (2/1) e são baseados em amostras coletadas ao longo de dezembro, até o dia 29, antes da virada do ano, que costuma atrair grande quantidade de turistas. O governo estadual recomendou que os banhistas evitem locais impróprios devido ao aumento de casos de virose na região.

Praias em Situação Crítica
Praias
Praias

Santos foi a cidade mais afetada, pois todas as suas praias receberam bandeira vermelha, frustrando expectativas, visto que em 2024 a balneabilidade estava melhor do que em 2023. É importante ressaltar que mesmo praias com bandeira verde podem apresentar a presença de coliformes fecais e bactérias, sendo que a avaliação é feita com base na densidade bacteriana ao longo de cinco semanas consecutivas. Se, em uma amostra, mais de 400 unidades formadoras de colônia (UFC) de enterococos forem encontradas em 100 ml, a praia poderá ser reclassificada com bandeira vermelha.

A qualidade da água nas praias é influenciada não apenas pela coleta de esgoto, mas também pela poluição difusa, que resulta do descarte de sujeira das ruas em córregos, principalmente em dias de chuva. Portanto, recomenda-se evitar o banho até 24 horas após precipitações.

Praias Próprias para Banho

Com base na análise da Cetesb, seguem as praias que estão com bandeira verde:

  • Bertioga: Boracéia (Col. Marista), Boracéia (Sul), Enseada (Colônia Sesc), Enseada (Indaiá), entre outras.
  • Caraguatatuba: Capricórnio, Centro, Cocanha, Indaiá, e mais.
  • Guarujá: Astúrias, Enseada (Av. Atlântica), Iporanga, Pernambuco, entre outras.
  • Ilhabela: Armação, Curral, Grande, entre outras.
  • Praia Grande: Boqueirão, Guilhermina, Vila Caiçara, entre outras.
  • São Sebastião: Baleia, Maresias (Praça do Surf), Juquehi, entre outras.
  • Ubatuba: Domingas Dias, Félix, Itamambuca, e mais.

Posições das Prefeituras e da Sabesp

As prefeituras mencionaram que a balneabilidade está diretamente relacionada à eficácia das redes de esgoto. A cidade de Santos, por exemplo, afirma que possui 99% de conexão de esgoto e atua conjuntamente com a Sabesp para melhorar a balneabilidade. A Sabesp, por sua vez, enfatiza que a qualidade das praias é impactada por fatores como urbanização desordenada.

A Cetesb afirmou que, em 2024, a maioria das praias monitoradas apresentaram melhora em relação a anos anteriores, com índices significativos de praias próprias para banho.

Mantenha-se informado sobre as condições das praias e outras notícias relacionadas a São Paulo através das redes sociais do Metrópoles SP.

Equipe Carvericks


Sobre nós

Somos uma empresa apaixonada por soluções tecnológicas inovadoras para o mercado de Marketing. Nossa missão é transformar ideias em realidade e nossa visão é ser a maior empresa de Marketing Digital do Brasil.


Fale Conosco

Telefone



Boletim Informativo







    Categorias