
Rival do Volvo EX90, SUV da Kia é repleto de tecnologia e materiais sustentáveis
A Kia lança no mercado brasileiro o EV9, um SUV elétrico de grande porte e capacidade para sete pessoas. No entanto, desembarca por aqui com preço bem salgado, inclusive mais caro que carros de marcas de luxo. O novo Kia EV9 custa R$ 749.990.
O design do Kia EV9 é inspirado na filosofia “Opostos Unidos”, que busca harmonizar elementos da natureza e da modernidade. A frente do veículo é marcada pela “Digital Tiger Face”, uma grade frontal com iluminação dinâmica e faróis LED em formato de “Star Map”.
Com linhas dramáticas e geométricas, o SUV tem detalhes interessantes como maçanetas embutidas e grandes áreas limpas. O bólido tem 5,01 metros de comprimento, 1,98 metro de largura e 1,75 metro de altura. Na lateral, 3,10 m de entre-eixos e rodas de liga leve de 21 polegadas.
Na parte de dentro, há um painel no estilo flutuante abriga duas telas de 12,3 polegadas, uma para para o painel de instrumentos e o sistema multimídia. Há ainda uma tela de 5 polegadas para controle do ar-condicionado.
Os bancos dianteiros elétricos, enquanto a primeira e segunda fileira contam com aquecimento e ventilação, além de função de massagem para o motorista. A segunda fileira conta com o sistema “tilting walk-in”, que facilita o acesso à terceira fileira, mesmo com cadeiras infantis instaladas. Segundo a Kia, o SUV tem 333 litros de capacidade com todas as fileiras em uso, expandindo para 2.393 litros com os bancos rebatidos.
O carro tem ar-condicionado digital de três zonas e sistema de som premium da Meridian composto por 13 alto-falantes e um subwoofer. Há ainda cortinas nas janelas traseiras e iluminação ambiente personalizável em 64 cores.
Desempenho
O Kia EV9 é equipado com dois motores elétricos (um dianteiro e outro traseiro), que juntos entregam 385 cv de potência e 61 kgf.m de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,3 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h. A bateria de 99,8 kWh oferece autonomia de até 434 km (segundo o Inmetro) e suporta carregamento ultrarrápido de 350 kW, permitindo recarregar de 30% a 80% em 24 minutos.
O sistema de regeneração de energia, controlado por paddles no volante, oferece quatro níveis de intensidade, incluindo a função i-Pedal, que permite dirigir usando apenas o acelerador. Além disso, o EV9 conta com modos de condução adaptáveis para diferentes terrenos, como neve, lama e areia, garantindo segurança e eficiência em qualquer situação.
O EV9 conta com dez airbags e um pacote completo de sistemas de assistência ao motorista (ADAS), incluindo assistente de prevenção de colisão, manutenção de faixa e monitor de ponto cego. Esses recursos garantiram ao EV9 cinco estrelas em testes de segurança como o Euro NCAP e o NHTSA, consolidando sua reputação como um dos SUVs mais seguros do mercado.
Uma curiosidade sustentável, além de elétrico, o carro vem com vários elementos produzidos com matéria prima reciclada. O EV9 incorpora dez itens de sustentabilidade obrigatórios da Kia, que visam reduzir o impacto ambiental. Entre eles, destacam-se o uso de bioplásticos, tecidos PET reciclados (equivalente a 70 garrafas por veículo) e carpetes feitos de redes de pescarecicladas. A marca também eliminou o couro natural, substituindo-o por materiais como o biopoliuretano (Bio PU).
O Kia EV9 está disponível em oito opções de cores, sendo seis brilhantes: Preto Aurora, Cinza Pantera, Cinza Rocha, Prata Marfim, Branco Neve e Azul Marine; e duas opções foscas: Prata Marfim Fosco e Cinza Pantera Fosco. O modelo coreano será rival do Volvo EX90, que chega ainda neste ano e o CNN Auto já testou na Califórnia (EUA).
Pelo valor de R$ 750 mil, isso inclui Wallbox residencial de 7 kW, Adaptador V2L (Vehicle-to-Load) para utilização da bateria de alta tensão para alimentação de produtos eletrônicos; Serviço de assistência 24h por 5 anos; e pacote com as primeiras revisões, de 20 mil, 40 mil e 60 mil, gratuitas.
Equipe Carvericks