
Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, trazendo chuva intensa e queda nas temperaturas nos três estados da região. O Rio Grande do Sul está sob alerta para temporais e chuva volumosa, principalmente na faixa sul. Esta é a segunda frente fria da semana a atingir a região.
Temporais são esperados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Cidades gaúchas e paranaenses devem registrar os maiores volumes de chuva. Santa Terezinha de Itaipu (PR), Jaguarão (RS), Gramado (RS) e Nova Prata (RS) estão entre as cidades com maiores acumulados de chuva previstos.
O frio também se intensifica na região Sul. As temperaturas mínimas previstas para quinta-feira chegam a 15°C em cidades do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Na sexta-feira, as menores temperaturas devem ser registradas em Santa Catarina, com mínimas de 6°C em Urupema e São Joaquim. Há risco de geada na madrugada de sábado, com possibilidade de temperaturas negativas nas áreas mais altas da Serra Catarinense.
O litoral paulista também está sob alerta para chuvas intensas, ressaca e ventos fortes neste primeiro fim de semana de abril. A previsão indica acumulados de chuva extremos, entre 150mm e 250mm na maior parte da região, podendo chegar a 350mm em áreas como Ubatuba. A média histórica de chuva para abril no litoral de São Paulo é de 200mm. AClimatempo alerta para o risco de transtornos, como enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra na Serra do Mar.
A chuva volumosa, associada à saturação do solo, aumenta consideravelmente o risco de deslizamentos, principalmente nas áreas de encosta. Além da chuva, a temperatura deve cair significativamente no litoral paulista, com ventos moderados a fortes entre sexta-feira e domingo.
A agitação marítima também será intensa, com risco de ressaca ao longo do fim de semana. O mar agitado, que não era observado há meses no litoral paulista, exige cautela de banhistas e navegantes.
No litoral do Rio de Janeiro, a agitação marítima começará a ser percebida na madrugada de sábado (5), com as ondas aumentando rapidamente ao longo do dia. Esse estado agitado do mar deve persistir intensamente no domingo (6), e em parte da segunda-feira (7). Durante esse período, as ondas na costa fluminense poderão atingir picos de até 3,0 metros no primeiro fim de semana de abril.
No litoral do Espírito Santo, a elevação das ondas iniciará no sul do estado já na noite de sábado. Porém, no domingo, a agitação marítima será ainda mais intensa, abrangendo todo o litoral capixaba, com ondas que podem alcançar picos entre 2,0 metros e 2,5 metros. O mar continuará bastante agitado também na segunda-feira.
Alerta de ressaca
A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A Região Sudeste, sobretudo o litoral paulista, também poderá sentir os impactos da primeira frente fria do outono de 2025. As informações são da Climatempo.
O fenômeno, com ondas que podem chegar a 3,5 metros, é previsto entre as 21h desta quinta-feira (3) e as 9h do sábado (5). O litoral do Paraná também deve registrar ondas de até 2,5 metros. A ressaca é resultado da passagem de ciclones extratropicais e de um sistema de alta pressão atmosférica, que intensificam os ventos na região.
O litoral do Sudeste também será afetado pela frente fria, com ventos se intensificando a partir de sexta-feira (4). Em São Paulo, o mar deve ficar agitado entre sexta-feira (4) e domingo (6), com ondas entre 1,5 metros e 2,5 metros. No Rio de Janeiro, a agitação marítima deve ser mais intensa, com ondas de até 3 metros entre sábado e segunda-feira. O Espírito Santo também registrará mar agitado, com ondas de até 2,5 metros, principalmente no domingo e segunda-feira.
A agitação marítima deve se estender por todo o fim de semana no litoral sul. A Marinha do Brasil emitiu o aviso de ressaca nº 082/2025, alertando para as condições adversas no mar.